Saneamento e moradia em Bonito (PE)

A convite da prefeitura de Bonito (Pernambuco) e em parceria com o Espaço Feminista, o Instituto Terra Viva do Brasil está colaborando com um projeto em Colônia, comunidade que enfrenta desafios estruturais como a falta de esgotamento sanitário. A iniciativa vai beneficiar cerca de 150 famílias, melhorando sua qualidade de vida. O Instituto Terra Viva será responsável por coordenar a elaboração do projeto de saneamento e drenagem, buscando soluções sustentáveis e que atendam às necessidades da população. O projeto será elaborado por um técnico especializado, em diálogo com uma equipe técnica do município. A administração municipal ficará responsável pela implementação, com nosso acompanhamento. Clique aqui e saiba mais.

Água potável, viveiro e horta comunitária em Sítio Fundão

A partir das demandas manifestadas pela comunidade de Sítio Fundão, zona rural de Caruaru (Pernambuco), o Instituto Terra Viva do Brasil, em parceria com o Espaço Feminista e a Associação Mãos que Acolhem, está desenvolvendo um projeto integrado para garantir o acesso à água potável. A iniciativa envolve o estudo e a implementação de um sistema de captação, tratamento e distribuição de água para uso doméstico e para o cultivo de plantas e hortaliças em um viveiro coletivo. O projeto também visa fortalecer a segurança hídrica e alimentar, além de apoiar ações voltadas à melhoria da renda das famílias locais. Clique aqui e saiba mais.

Horticultura terapêutica nas escolas em Gravatá (PE)

Com foco na saúde mental de adolescentes, este projeto foi criado para implementar hortas terapêuticas em escolas públicas de Gravatá, no agreste de Pernambuco. A iniciativa, criada pela pedagoga Elbânia Pereira de Cerqueira Medeiros e apoiada pelo Instituto Terra Viva do Brasil e outros parceiros, busca melhorar a qualidade de vida e o desempenho escolar de estudantes por meio do contato com plantas alimentícias, medicinais e ornamentais. O projeto será iniciado em uma escola piloto e, nos anos seguintes, será replicado em outras unidades de ensino e comunidades locais, promovendo inclusão, bem-estar e educação ambiental. Clique aqui e saiba mais.